658bet

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO / FORÇAS NO ESPORTE (PROFESP)

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

 

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, foi implantado em 2003. É um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação.

O objetivo do PROFESP é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, por meio do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. Por meio de atividades esportivas e culturais, o PROFESP incentiva a integração dos beneficiados na construção de uma vida coletiva saudável e na resolução de conflitos, visando assim estimular a consciência social e política das novas gerações, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino.

Desde de 2006 a EAMSC tem participado das atividades do PROFESP, com turmas nos turnos da manhã e tarde, na faixa etária de 07 a 17 anos, com a prática de esportes no contra-turno escolar. Com isso, mais de 1.800 crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo programa.

Atualmente, a estrutura física desta Organização Militar permite apoiar o programa com a prática de esportes e oficinas de diversos temas, onde são ministradas aulas de esportes individuais e coletivos, como futebol, futsal, basquetebol ,voleibol, natação, atletismo e judô. Além disso, são realizadas oficinas de educação filosófica e religiosa, estudos sociais, gestão e consciência ambiental e atividades dinâmicas com psicólogos e assistentes sociais do Núcleo de Assistência Social da EAMSC.

Os resultados encontrados com a execução desse programa estão intrinsecamente relacionados com o despertar das crianças e adolescentes para o interesse pela atividade esportiva; o resgate de valores familiares, sociais e cívicos; a melhora da disciplina; a melhora do rendimento escolar; o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, propiciando às crianças e adolescentes oportunidades para que possam galgar um futuro mais digno e promissor.



Além das atividades esportivas, a EAMSC oferece reforço alimentar para os participantes do PROFESP, com o intuito de auxiliar na manutenção e na melhora da saúde dos participantes do programa e contribuir no desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes beneficiados.

Nessa perspectiva, a EAMSC, possui uma sólida parceria com a Secretaria Municipal de Educação dos Municípios de Florianópolis e São José, na qual são selecionados anualmente cerca de 300 beneficiados para participar do PROFESP.

A alimentação é um dos pontos fortes e muito elogiada pelos alunos atendidos na EAMSC.Por conta das medidas de combate ao novo Cononavírus, as atividades do PROFESP estão suspensas por tempo indeterminado. Nesse período, foram realizadas entregasde cestas básicas às famílias dos beneficiados. Em face do momento de restrições que o país se encontra, esta Escolaanseia o retorno das atividades e encontra-se em plenas condições para o atendimento dos beneficiados, tendo se empenhado ao máximo para o atendimento de suas necessidades.

O CADERNO INFORMATIVO DO PROFESP

 

658bet Mapa do site

1234