Majestic Treasures

A Lei 7573/86 estabelece que o Ensino Profissional Marítimo, de responsabilidade do Comando da Marinha, tem por objetivo habilitar e qualificar pessoal para a Marinha Mercante e atividades correlatas, cabendo a Diretoria de Portos e Costas, como órgão central do     Sistema de Ensino Profissional Marítimo, os deveres de gerenciar, executar, credenciar, fiscalizar os cursos e emitir os respectivos certificados.

Com a política de modernização dos portos, instituída pela Lei nº 8.630/1993 (Lei dos Portos), foi estabelecida uma nova forma de contratação da mão de obra para o setor portuário que, até então, seguia modelo estabelecido pelos sindicatos. Dessa forma, foram, então, criados, nos portos organizados, os Órgãos de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário - OGMO para, dentre outras atribuições, promover a formação do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso.

Vinte anos depois, a Lei nº 8.630/1993 foi revogada pela Lei nº 12.815, de 05/06/2013, mantendo os OGMO e suas atribuições.

No que diz respeito à legislação do Ensino Profissional Marítimo, os deveres estabelecidos não foram extintos pela antiga ou pela nova Lei dos Portos, levando a Diretoria de Portos e Costas, em parceria com os OGMO, fomentar a capacitação profissional do Trabalhador Portuário Avulso (TPA), habilitando-o para o exercício das funções relativas ao trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações, conforme previsto no Art. 40 da Lei nº 12.815/2013.  

Com o propósito de fixar os procedimentos operacionais do Sistema do Ensino Profissional Marítimo relativos aos Portuários, o Diretor de Portos e Costas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 14 da Lei do Ensino Profissional Marítimo, aprovou a Norma da Autoridade Marítima para o Ensino Profissional Marítimo – Portuários e Atividades Correlatas – NORMAM 103. Para acessar a NORMAM 103, clique aqui

Todos detalhes referentes aos cursos para portuários (incluindo a Programação de Cursos) encontram-se no Programa do Ensino Profissional Marítimo  para Portuários (PREPOM – Portuários).

Conheça os currículos dos cursos para Portuários clicando aqui

Para acessar o PREPOM – Portuários 2022,PREPOM – Portuários 2023ePREPOM-Portuários 2024 - 1° semestre, clique aqui

Para acessar a relação de Instituições Credenciadas para aplicar cursos do Ensino Profissional Marítimo para Portuários, clique aqui
Para acessar os requisitos para credenciamento de empresas em EAD clique aqui
Majestic Treasures Mapa do site