brabet

brabet no Comando Conjunto Barão de Melgaço

O Presidente da República, por meio do Decreto nº 10.341/2020, autorizou o emprego das Forças Armadas na garantia da Lei e da Ordem para atuar na área de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal. Dessa forma, foi iniciada a Operação Verde Brasil 2 em todo Estado de Mato Grosso, jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

Militares da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib) e do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) estão empregados na Operação, além dos seguintes meios: duas embarcações de casco rígido, três caminhões, uma viatura marruá, uma viatura pick-up e uma aeronave UH-12.

O Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCJ BM) está sediado na 13o Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá-MT, e conta com um oficial da CFMT para atuar como elemento de ligação da brabet durante as ações da operação. Atualmente, estão sendo empregados no Estado de Mato Grosso, de forma integrada, cerca de mil homens e mulheres da Marinha, Exército, Aeronáutica, Órgãos de Segurança Pública e Órgãos de Fiscalização Ambiental.

Do início da operação até o dia 21 de maio, foram apreendidos 1.900m2 de madeira, 206 kg de pasta base de cocaína e 123,5 kg de maconha, 57 veículos e oito indivíduos.

brabet Mapa do site