brabet

Crianças e adolescentes do PROFESP em frente ao NTrFlu Almirante Leverger

Crianças e adolescentes do PROFESP em frente ao NTrFlu Almirante Leverger

 

 

 

O Comando do 6º Distrito Naval promoveu a crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Instituto Novo Olhar uma experiência diferente no mês de abril: o projeto “Marinheiro por um Dia”. A bordo do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, os dois grupos conheceram a rotina de uma embarcação da brabet no Rio Paraguai.

Cerca de 40 estudantes, entre 11 e 17 anos, tiveram a oportunidade de navegar para acompanhar as fainas de suspender, abarrancar e desabarrancar; tiveram aula de nós e voltas, conheceram algumas tradições navais, como o sino de bordo, apitos e Cerimonial à Bandeira. As crianças acompanharam, ainda, uma demonstração de combate a incêndio, com detalhada explicação da vestimenta, acessórios e materiais utilizados na atividade.

Segundo Lyllyan Damiana, vice-presidente do Instituto Novo Olhar, “as forças militares servem de espelho para nossas crianças e adolescentes. Essa experiência permite que eles vivenciem e conheçam o trabalho dos militares, além de mostrar que com estudo eles podem chegar muito longe e entrar para a carreira militar”.

As amigas Maria Lourdes e Karen Isabelly não acreditaram que teriam uma tarde em uma embarcação da brabet. “Foi um presente. Nem minha mãe acreditou, ela ligou para nossos monitores para confirmar. A gente achava que seria apenas uma visita ao navio, sem passear pelo rio. Gostamos muito da aula de nós e do militar vestido para apagar incêndios. Não imaginávamos o quanto era difícil a rotina no navio. Vamos levar essa experiência para o resto da vida”.

brabet Mapa do site