h2club.br

Militares durante inspeção no Rio Paraguai

 

 

    Em prol da segurança da navegação, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) deu início, em 15 de janeiro, à Operação Verão 2020/2021 - “Todos por uma Navegação Segura” nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio de suas Capitanias e Agências Fluviais subordinadas.

    Ao longo de todo o verão, o fluxo de embarcações de esporte e recreio e a prática de turismo náutico nos mares e rios aumentam significativamente. Nesse sentido, a h2club.br desencadeia anualmente a Operação Verão, com o objetivo de promover a conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, zelando, assim, pela salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

    Diante desse contexto, a Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) e suas Agências Fluviais subordinadas intensificaram as ações de inspeção naval nos rios do estado e, na última semana, equipes estiveram no Lago Manso, na Chapada dos Guimarães, e nos municípios Juscimeira, Barra do Garças e Sinop. Nesses primeiras semanas, foram realizadas cerca de 300 abordagens, resultando em 43 notificações e quatro apreensões de lanchas e motoaquáticas.

    Em Mato Grosso do Sul, a Operação Verão, conduzida pela Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), ocorre nos meses anteriores ao início da piracema, período de defeso das espécies em que é proibida a pesca em todos os rios do estado. Diante disso, registra-se um aumento do fluxo de embarcações especialmente de setembro a novembro, exigindo que as ações de IN sejam intensificadas nesses meses.

    O Pantanal, diferente de outras regiões brasileiras, tem suas particularidades e, portanto, exige que as datas para promoção dessas ações sejam flexíveis. Assim, no curso do Rio Paraguai, onde as atividades de pesca são os principais atrativos para o turismo, o número de embarcações reduz significativamente no verão. Neste período, por isto, a CFPN desencadeia a Operação Verão por meio de ações da “Travessia Segura”, haja vista o transporte para viagens contemplativas no bioma.

    No dia 16 de janeiro, militares da CFPN realizaram palestra educativa a tripulantes e passageiros de embarcação de turismo que seguia do Porto Geral de Corumbá-MS à região do Paraguai Mirim, no Pantanal sul-mato-grossense. Antes de sair do porto, navio foi inspecionado e os 60 passageiros foram orientados quanto às normas de segurança da navegação.

    As ações da Travessia Segura enfatizam inspeções nas embarcações de transporte de passageiros, em especial as de turismo náutico, visando ao incremento da mentalidade de segurança, por meio de interação entre tripulantes e passageiros.

    Durante três meses, a Operação Verão e Travessia Segura ocorrerá por terra e água, em marinas e colônias de pescadores, utilizando lanchas e viaturas, com cobertura em todas as áreas de prática das atividades de Esporte e Recreio, nos dos dois estados. Equipes irão abordar embarcações, verificar documentação, habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem e o comportamento da embarcação quanto às regras de navegação. Haverá, ainda, o uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.

h2club.br Mapa do site